A aprendizagem das artes se dá num processo de construção particular e envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna e/ou externa. Esse processo pode ser enriquecido pela ação educativa intencional, porém é um ato exclusivo da criança. A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
Atualmente tem se observado a necessidade de novos projetos de artes para educação infantil, no sentido de desenvolver práxis nas quais haja a total integração do profissional da educação infantil, das crianças, da instituição e da comunidade.
As artes estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso, ao pintar objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode se utilizar de expressões artísticas. A arte tem grande importância dentro da educação, pois com ela podemos transformar como também auxiliar na formação das crianças de modo geral. Por isso, escolhi este grande artista para aguçar a criatividade das crianças, fazendo com que apreciem, e aprendam a admirar a arte brasileira.
Objetivo geral:
Aguçar a criatividade de modo a se tornarem mais observadores e críticos, desenvolvendo o interesse e o respeito por suas atividades artísticas, de outras crianças e pela obra de arte de Romero Britto com as quais entre em contato, e favorecer o desenvolvimento das suas competências básicas, ampliando seu conhecimento de mundo e cultura.
Objetivos específicos:
1° dia
Objetivo geral:
Aguçar a criatividade de modo a se tornarem mais observadores e críticos, desenvolvendo o interesse e o respeito por suas atividades artísticas, de outras crianças e pela obra de arte de Romero Britto com as quais entre em contato, e favorecer o desenvolvimento das suas competências básicas, ampliando seu conhecimento de mundo e cultura.
Objetivos específicos:
- Conhecer as formas geométricas simples (quadrado, retângulo, círculo e triângulo);
- Explorar diferentes materiais;
- Estimular a coordenação motora fina;
- Conhecer melhor quem é Romero Britto e sua arte;
- Observar as cores utilizadas nas obras;
- Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos;
- Fazer leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
- Observar os principais constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, textura) fazendo uso em suas produções, destes elementos.
- Desenvolver oralidade, interação e socialização.
- Identificar cores primárias.
- Trabalhar coordenação motora fina e ampla.
- Perceber traços da natureza em suas obras.
- Desenvolver raciocínio lógico matemático por meio de trabalho concreto.
- Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial.
- Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos.
- Utilizar materiais recicláveis como caixas de papelão, jornal, revistas, para reproduzir trabalhos do autor.
1° dia
- Roda de conversa sobre o artista plástico Romero Britto, em seguida, apresentação de um vídeo mostrando algumas de suas principais obras relacionadas ao tema proposto para esta semana.
- Apresentação em slides da obra BUTTERFLY, após, conversa informal sobre características básicas das borboletas.
- Produção: Utilizando materiais recicláveis como rolo de papel higiênico e papelão, organizadas em duplas as crianças produzirão a releitura da obra BUTTERFLY, ao som musical da música Aquarela (Toquinho).
2° dia
- Roda de conversa sobra a obra FLOR de Romero Britto.
- Assistir ao vídeo UKI- AS FLORES FELIZES, em seguida, produzir coletivamente a releitura da obra FLOR utilizando cd´s e marcas das mãozinhas.
- Brincadeiras livres à escolha das crianças.
3° dia
- Apresentação da obra Maçã de Romero Britto, em seguida rodinha de conversa e degustação da maçã.
- Assistir ao desenho animado Uki- Onde está a maçã?
- Produzir em duplas e/ou trios a releitura da referida obra “maças recicláveis” utilizando de garrafas pet's e tinta guache de diferentes cores.
- Atividade Diversificada: Cambalhotas.
4° dia
Recursos Materiais:
A avaliação aconteceu de forma contínua, através das observações e registros diários para o acompanhamento do desenvolvimento de cada criança, bem como da prática docente das educadoras.
- Roda de conversa e apresentação das obras BLUE DOG e PEIXE do artista Romero Britto;
- Conversa informal sobre o cachorro e o peixe (seus habitats...);
- Cantar a música Sítio de Seu Lobato;
- Colorir livremente o desenho representativo da obra PEIXE;
- Fazer (com auxílio das professoras) dobraduras de papel para formar um cãozinho e, em seguida, utilizar-se de diferentes texturas enfeitá-lo.
- Exposição de Arte – Releituras da Obra de Romero Britto na visão das crianças da Educação Infantil
- Hoje a homenagem saiu do papel e ganhou os muros da creche! As crianças utilizando-se de tintas de vária cores produziram coletivamente uma releitura das coloridas obras de Romero Britto. Este momento foi mais uma oportunidade das crianças terem contato com a arte.
- Livremente as crianças pitam o muro utilizando pincéis e/ou as mãozinhas, ao final as professoras fazem o contorno para que releitura adaptada de obras variadas.
Recursos Materiais:
- Rolos de papel higiênico;
- Cd's inutilizados;
- Cartolinas;
- Tinta guache e para tecido;
- Pincéis;
- Notebook;
- Garrafas pet's;
- Papel sulfite;
- Eva;
- Papel crepom;
- Papel ondulado.
A avaliação aconteceu de forma contínua, através das observações e registros diários para o acompanhamento do desenvolvimento de cada criança, bem como da prática docente das educadoras.
Clique nas imagens para ampliar
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBRA BUTTERFLY
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBRA FLOR
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBRA BLUE DOG
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBRA PEIXE
Nenhum comentário:
Postar um comentário