quinta-feira, 11 de julho de 2019

PLANO DE AULA RELEITURA: Romero Britto e o Encantar da Natureza

Apresentação/ Justificativa:
A aprendizagem das artes se dá num processo de construção particular e envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna e/ou externa. Esse processo pode ser enriquecido pela ação educativa intencional, porém é um ato exclusivo da criança. A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.



Atualmente tem se observado a necessidade de novos projetos de artes para educação infantil, no sentido de desenvolver práxis nas quais haja a total integração do profissional da educação infantil, das crianças, da instituição e da comunidade.
As artes estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso, ao pintar objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode se utilizar de expressões artísticas. A arte tem grande importância dentro da educação, pois com ela podemos transformar como também auxiliar na formação das crianças de modo geral. Por isso, escolhi este grande artista para aguçar a criatividade das crianças, fazendo com que apreciem, e aprendam a admirar a arte brasileira.

Objetivo geral:
Aguçar a criatividade de modo a se tornarem mais observadores e críticos, desenvolvendo o interesse e o respeito por suas atividades artísticas, de outras crianças e pela obra de arte de Romero Britto com as quais entre em contato, e favorecer o desenvolvimento das suas competências básicas, ampliando seu conhecimento de mundo e cultura.

Objetivos específicos:

  • Conhecer as formas geométricas simples (quadrado, retângulo, círculo e triângulo);
  • Explorar diferentes materiais;
  • Estimular a coordenação motora fina;
  • Conhecer melhor quem é Romero Britto e sua arte;
  • Observar as cores utilizadas nas obras;
  • Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos;
  • Fazer leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
  • Observar os principais constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, textura) fazendo uso em suas produções, destes elementos.
  • Desenvolver oralidade, interação e socialização.
  • Identificar cores primárias.
  • Trabalhar coordenação motora fina e ampla.
  • Perceber traços da natureza em suas obras.
  • Desenvolver raciocínio lógico matemático por meio de trabalho concreto.
  • Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial.
  • Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos.
  • Utilizar materiais recicláveis como caixas de papelão, jornal, revistas, para reproduzir trabalhos do autor.
Desenvolvimento

1° dia
  1. Roda de conversa sobre o artista plástico Romero Britto, em seguida, apresentação de um vídeo mostrando algumas de suas principais obras relacionadas ao tema proposto para esta semana.
  2. Apresentação em slides da obra BUTTERFLY, após, conversa informal sobre características básicas das borboletas.
  3. Produção: Utilizando materiais recicláveis como rolo de papel higiênico e papelão, organizadas em duplas as crianças produzirão a releitura da obra BUTTERFLY, ao som musical da música Aquarela (Toquinho).
2° dia
  1. Roda de conversa sobra a obra FLOR de Romero Britto.
  2. Assistir ao vídeo UKI- AS FLORES FELIZES, em seguida, produzir coletivamente a releitura da obra FLOR utilizando cd´s e marcas das mãozinhas.
  3. Brincadeiras livres à escolha das crianças.
3° dia
  1. Apresentação da obra Maçã de Romero Britto, em seguida rodinha de conversa e degustação da maçã.
  2. Assistir ao desenho animado Uki- Onde está a maçã?
  3. Produzir em duplas e/ou trios a releitura da referida obra “maças recicláveis” utilizando de garrafas pet's e tinta guache de diferentes cores.
  4. Atividade Diversificada: Cambalhotas.
4° dia
  1. Roda de conversa e apresentação das obras BLUE DOG e PEIXE do artista Romero Britto;
  2. Conversa informal sobre o cachorro e o peixe (seus habitats...);
  3. Cantar a música Sítio de Seu Lobato;
  4. Colorir livremente o desenho representativo da obra PEIXE;
  5. Fazer (com auxílio das professoras) dobraduras de papel para formar um cãozinho e, em seguida, utilizar-se de diferentes texturas enfeitá-lo.
5° dia
  1. Exposição de Arte – Releituras da Obra de Romero Britto na visão das crianças da Educação Infantil
  2. Hoje a homenagem saiu do papel e ganhou os muros da creche! As crianças utilizando-se de tintas de vária cores produziram coletivamente uma releitura das coloridas obras de Romero Britto. Este momento foi mais uma oportunidade das crianças terem contato com a arte.
  3. Livremente as crianças pitam o muro utilizando pincéis e/ou as mãozinhas, ao final as professoras fazem o contorno para que releitura adaptada de obras variadas.

Recursos Materiais:
  • Rolos de papel higiênico;
  • Cd's inutilizados;
  • Cartolinas;
  • Tinta guache e para tecido;
  • Pincéis;
  • Notebook;
  • Garrafas pet's;
  • Papel sulfite;
  • Eva;
  • Papel crepom;
  • Papel ondulado.
Avaliação
A avaliação aconteceu de forma contínua, através das observações e registros diários para o acompanhamento do desenvolvimento de cada criança, bem como da prática docente das educadoras.

Clique nas imagens para ampliar

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBRA BUTTERFLY




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBRA FLOR






--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBRA BLUE DOG 






--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBRA PEIXE









Nenhum comentário:

Postar um comentário