Justificativa:
O Projeto propõe uma discussão não só com os pequeninos, mas também com toda a escola sobre identidade cultural destes e as várias culturas existentes em nosso país no âmbito individual, social e coletivo.
O trabalho com Literatura Infantil, nos trás possibilidades de explorar várias habilidades e competências. Sendo assim, com a opção da história Menina Bonita do Laço de Fita, pode-se explorar a heterogeneidade na e da escola, como o preconceito racial. Com o objetivo de formar cidadãos críticos
e autônomos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo. Na construção deste conceito a criança gradualmente, permite-se enquanto ser social a compreender-se e comunicar-se através de múltiplas formas tendo em vista a aquisição de seus próprios limites corporais.
Matemática:
· Conhecimento de cima, baixo, dentro, fora, longe, perto.
· Noções de quantidade.
· Reconhecer e reescrever os números de 1 à 5
· Sequenciar fatos;
· Noções de grandeza e espessura.
Artes:
· Desenho livre;
· Pintura com tinta;
· Recorte e colagem;
· Manuseio de tesouras
· Confeccionar presentes e lembrancinhas para o papai;
· Participar das dramatizações de músicas;
Sócio Afetivo:
· Trabalhar a coletividade;
· Respeitar regras pré-estabelecidas;
· Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;
· Valorizar sentimentos de respeito, arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo.
· Saber ouvir;
· Criar vínculo afetivo com a professora e os colegas;
Movimento:
· Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular.
· Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras:
· Encaixar e/ou separar objetos por tamanho;
· Modelar livremente com massinhas;
· Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
Linguagem oral e escrita:
· Reconto de histórias;
· Produção oral coletiva de histórias;
· Ilustração de histórias;
Natureza e Sociedade:
· Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções
· Percepção do desenvolvimento gradativo do próprio corpo e suas características
· Os cuidados com água no momento de higienização.
Atividades Previstas:
Recursos:
e autônomos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo. Na construção deste conceito a criança gradualmente, permite-se enquanto ser social a compreender-se e comunicar-se através de múltiplas formas tendo em vista a aquisição de seus próprios limites corporais.
Objetivo Geral
Abordar as diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.
Objetivos específicos:
· Trabalhar a interação família escola;
· Promover a valorização cultural através da leitura e interpretação de textos literários refletindo sobre este tema diversidade;
· Trabalhar a auto-estima no educando, para que este possa relacionar-se com os seus coleguinhas;
· Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
· Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidado com a própria saúde e bem-estar;
· Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e outras crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
· O uso da arte de contar histórias para apresentar diversos contos
Abordar as diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.
Objetivos específicos:
· Trabalhar a interação família escola;
· Promover a valorização cultural através da leitura e interpretação de textos literários refletindo sobre este tema diversidade;
· Trabalhar a auto-estima no educando, para que este possa relacionar-se com os seus coleguinhas;
· Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
· Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidado com a própria saúde e bem-estar;
· Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e outras crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
· O uso da arte de contar histórias para apresentar diversos contos
Conteúdos norteadores:
· Hábito de ler e interpretar histórias;
· Trabalhar a oralidade;
· Expressão critica;
· Criatividade;
· Autonomia;
· Respeito às diferenças, etc.
· Hábito de ler e interpretar histórias;
· Trabalhar a oralidade;
· Expressão critica;
· Criatividade;
· Autonomia;
· Respeito às diferenças, etc.
Matemática:
· Conhecimento de cima, baixo, dentro, fora, longe, perto.
· Noções de quantidade.
· Reconhecer e reescrever os números de 1 à 5
· Sequenciar fatos;
· Noções de grandeza e espessura.
Artes:
· Desenho livre;
· Pintura com tinta;
· Recorte e colagem;
· Manuseio de tesouras
· Confeccionar presentes e lembrancinhas para o papai;
· Participar das dramatizações de músicas;
Sócio Afetivo:
· Trabalhar a coletividade;
· Respeitar regras pré-estabelecidas;
· Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;
· Valorizar sentimentos de respeito, arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo.
· Saber ouvir;
· Criar vínculo afetivo com a professora e os colegas;
Movimento:
· Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular.
· Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras:
· Encaixar e/ou separar objetos por tamanho;
· Modelar livremente com massinhas;
· Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
Linguagem oral e escrita:
· Reconto de histórias;
· Produção oral coletiva de histórias;
· Ilustração de histórias;
Natureza e Sociedade:
· Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções
· Percepção do desenvolvimento gradativo do próprio corpo e suas características
· Os cuidados com água no momento de higienização.
Atividades Previstas:
- Rodas da conversa
- Leitura de materiais variados como livros infantis, jornais, revistas, gibis.
- Confecção de cartazes, livros referente ao tema diversidade;
- Músicas e textos com conteúdo relacionado aos temas: corpo e diversidade;
- Linguagens cênicas: linguagem falada e escrita, expressão corporal (corpo e movimento), as expressões plásticas;
- Conto e reconto de histórias;
- Ilustração de histórias;
- Observação de partes do corpo humana
- Valorização da ação artística e o respeito pela diversidade racial e cultural.
- Exposição dos trabalhos para comunidade escolar.
Recursos:
- Músicas;
- Colagem;
- Cartolinas;
- EVA;
- Chaveiros;
- Tinta Guache;
- Durex colorido;
- Papel crepom;
- Papel Ofício;
- Giz de cera;
- Aparelho de Som/ DVD;
- Televisor;
- Livros de histórias;
- CDs;
- DVs;
- Fotos;
- Recortes;
- Fantoches,
- Marionetes,
- Fantasias e maquiagens caixa d fantasia
Nenhum comentário:
Postar um comentário