1-Manusear livros de histórias (pano ou de plástico). Construa livros gigantes usando papelão, feltro ou EVA, com imagens coloridos que chamam a atenção dos pequenos.
2-Manusear revistas infantis... escolha revistas velhas que depois de manuseadas também podem ser rasgadas e assim, dar início a uma nova atividade.
4-Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches e dedoches. Estes fantoches e dedoches podem ser facilmente feitos por você usando garrafas pet, caixas de leite e outros materiais reciclados.
5-Fazer o reconto das histórias lidas (professor).
6-Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
7-Colocar o nome da criança em tamanho grande e bem colorido, mostrar a cada um o seu nome para que ele se familiarize. Uma boa dia é fazer o nome de cada um em papelão e depois colar texturas diferenciadas em cada um. Depois que cada um estiver bem familiarizado com seu nome, trocar entre os colegas.
8-Oferecer lápis colorido, giz de cera, e deixa-la rabiscar livremente.
9-Trabalhar com tinta livremente, massinha de modelar caseira, melecas comestíveis...
10-Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. Ex.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
11-Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. Ex.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.
12-Trabalhar cores e atividade corporal com a seguinte atividade: encha várias garrafas com papel crepom rasgado de várias cores (em cada garrafa uma cor), água e detergente. Não encha completamente. Tampe bem e chacoalhe para colorir e fazer bolhas. Você também pode uni-las com fitas coloridas para que as crianças possam rolar em cima.
13-Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
14-Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
Registrar a rotina no quadro.
15-Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
16-Brincar de empilhar e encaixar caixas vazias de embalagens diversas.
17-Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
17-Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
18-Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
19-Soltar objetos dentro de uma caixa e pegar novamente.
20-Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
21-Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
22-Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
23-Saltar pequenos obstáculos feitos com caixas de papelão, caixas de sapato, pneus...
24-Bater bola no chão e agarrar em seguida.
25-Encaixar blocos em orifícios diversos feitos com caixas de papelão e potes plásticos.
26-Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc.
26-Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc.
27-Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história).
28-Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu.
29-Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras.
30-Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre.
31-Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.
32-Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”.
33-Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo.
34-Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando.
34-Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando.
35-Pedir que diga seu próprio nome ou apelido.
36-Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente.
37-Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc.
38-Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação.
39-Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão.
40-Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades.
41-Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão.
42-Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.
43-Brincar de entrar dentro de caixas de papelão.
44-Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança.
45-Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas.
46-Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma.
47-Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.
48-Brincar com a criança associando o som ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc.
49-Brincar e desenvolver atividades corporais com túneis de caixa de papelão, pneus e outros materiais.
50-Registrar a rotina no quadro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário