Mais importante que saber é nunca perder a capacidade de sempre mais aprender. [...] necessitamos de sabedoria, pois só esta manterá o poder [...] fazendo-o meio de potenciação da vida e de salvaguarda do planeta. [...]é urgente um novo ethos de cuidado, de sinergia, de religação, de benevolência, de paz perene para com a Terra, para com a vida, para com a sociedade[...].
Subtema: Mãe, mulher forte e de valor.
Conteúdos norteadores:
Qual o nome da minha mãe?
O que minha mãe mais gosta?
Quem são os membros da minha família?
Linguagem Oral e Escrita:
Identificar pelo nome a minha mamãe;
Conhecer o nome da mamãe dos colegas;
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir, brincar e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da fala.
Identificar pelo nome a minha mamãe;
Conhecer o nome da mamãe dos colegas;
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir, brincar e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da fala.
Matemática:
Sequenciar fatos;
Contagem do número 1 ao 5.
Sequenciar fatos;
Contagem do número 1 ao 5.
Natureza e Sociedade:
Reconhecer e nomear os membros da família;
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito as mães, ao amor fraterno.
Reconhecer e nomear os membros da família;
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito as mães, ao amor fraterno.
Artes:
Utilizar o dedo para realizar as colagens;
Confeccionar presentes e lembranças para a mamãe;
Participar das dramatizações das músicas;
Utilizar o dedo para realizar as colagens;
Confeccionar presentes e lembranças para a mamãe;
Participar das dramatizações das músicas;
Sócio Afetivo:
Respeitar regras pré- estabelecidas;
Saber ouvir;
Criar vínculo afetivo com a professora e os colegas;
Respeitar regras pré- estabelecidas;
Saber ouvir;
Criar vínculo afetivo com a professora e os colegas;
Movimento:
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular.
Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras:
Encaixar objetos por tamanho;
Modelar livremente com massinhas;
Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
Dramatização das musicas.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular.
Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras:
Encaixar objetos por tamanho;
Modelar livremente com massinhas;
Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
Dramatização das musicas.
Atividades Previstas:
Rodinhas de conversas;
Levantar questionamentos;
Pintura;
Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
Confecção de um cartão para mamãe;
Criar um mural com imagens dos presentes que desejaria dar a mamãe.
Produzir coletivamente o cartaz momentos com a mamãe;
Produzir um cartaz coletivo com a pintura da mão;
Ouvir poemas sobre a mãe;
Produção do pano de prato;
Apresentação para as mães da música: Mamãe é uma flor.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Subtema: Eu, agente transformador (a) cuidando do ambiente.
Rodinhas de conversas;
Levantar questionamentos;
Pintura;
Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
Confecção de um cartão para mamãe;
Criar um mural com imagens dos presentes que desejaria dar a mamãe.
Produzir coletivamente o cartaz momentos com a mamãe;
Produzir um cartaz coletivo com a pintura da mão;
Ouvir poemas sobre a mãe;
Produção do pano de prato;
Apresentação para as mães da música: Mamãe é uma flor.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Subtema: Eu, agente transformador (a) cuidando do ambiente.
Conteúdos Norteadores:
O meio ambiente;
O cuidado ao ambiente em que vivemos;
Desenvolver a percepção visual, auditiva e motora;
Explorar a imaginação e a criatividade;
Aprimorar a motricidade ampla e fina
Proporcionar novos conhecimentos e vivências
O meio ambiente;
O cuidado ao ambiente em que vivemos;
Desenvolver a percepção visual, auditiva e motora;
Explorar a imaginação e a criatividade;
Aprimorar a motricidade ampla e fina
Proporcionar novos conhecimentos e vivências
Objetivo:
Este projeto tem como objetivo sensibilizar as crianças da importância do cuidado para com o meio ambiente.
Este projeto tem como objetivo sensibilizar as crianças da importância do cuidado para com o meio ambiente.
Linguagem oral e escrita:
Narrar histórias
Produção oral coletiva de histórias
Narrar histórias
Produção oral coletiva de histórias
Matemática:
Conhecimento de cima, baixo, dentro, fora.
Noções de quantidade.
Conhecimento de cima, baixo, dentro, fora.
Noções de quantidade.
Natureza e Sociedade:
Partes do corpo
Reconhecimento do meio escolar
Os cuidados com água no momento de higienização.
Partes do corpo
Reconhecimento do meio escolar
Os cuidados com água no momento de higienização.
Artes:
Pintura com tinta;
Recorte e colagem;
Confecção de mascara;
Manuseio de tesouras.
Sócio afetivo:
Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;
Valorizar sentimentos de arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo e com a natureza.
Movimento:
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Utilizar adequadamente talheres (colher) e copo, durante as refeições.
Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
Pintura com tinta;
Recorte e colagem;
Confecção de mascara;
Manuseio de tesouras.
Sócio afetivo:
Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;
Valorizar sentimentos de arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo e com a natureza.
Movimento:
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Utilizar adequadamente talheres (colher) e copo, durante as refeições.
Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
Atividades Previstas:
Conto e reconto de histórias;
Ilustração de histórias;
Desenho do meio;
Confecção de brinquedos com sucata;
Flor feita com caixa de ovo;
Criação de um mascote da turma;
Criação de uma mini horta;
Ornamentação de lixeiras;
Cartazes;
Cachorrinho com cds;
Conto e reconto de histórias;
Ilustração de histórias;
Desenho do meio;
Confecção de brinquedos com sucata;
Flor feita com caixa de ovo;
Criação de um mascote da turma;
Criação de uma mini horta;
Ornamentação de lixeiras;
Cartazes;
Cachorrinho com cds;
Exposição dos trabalhos para comunidade escolar.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sub.tema: São João mais sustentável.
Conteúdos Norteadores:
Identificar costumes e tradições;
Reconhecer as diferentes cores azul, amarelo, vermelho, verde, branco e preto;
Desenvolver percepções visuais e auditivas;
Ampliar o vocabulário.
Identificar costumes e tradições;
Reconhecer as diferentes cores azul, amarelo, vermelho, verde, branco e preto;
Desenvolver percepções visuais e auditivas;
Ampliar o vocabulário.
Objetivos:
O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas.
Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo; Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro destacando seus aspectos sociais e religiosos;
Perceber a importância do trabalho em equipe.
Aprender a usar as cores;
Conhecer as vestimentas juninas;
Reconhecer as tradições e costumes utilizados nas festas juninas;
Apreciar as artes visuais;
Demostrar e interessar-se pelo mundo social e natural;
Reconhecer, identificar e valorizar a cultura;
Criar combinações para o desenvolvimento da rotina.
O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas.
Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo; Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro destacando seus aspectos sociais e religiosos;
Perceber a importância do trabalho em equipe.
Aprender a usar as cores;
Conhecer as vestimentas juninas;
Reconhecer as tradições e costumes utilizados nas festas juninas;
Apreciar as artes visuais;
Demostrar e interessar-se pelo mundo social e natural;
Reconhecer, identificar e valorizar a cultura;
Criar combinações para o desenvolvimento da rotina.
Linguagem oral e escrita:
Roda de conversa;
Roda de leitura;
Conto e reconto de histórias.
Ampliar o vocabulário;
Criar textos coletivos
Roda de conversa;
Roda de leitura;
Conto e reconto de histórias.
Ampliar o vocabulário;
Criar textos coletivos
Matemática:
Trabalhar cores azul, amarelo, vermelho, verde, branco e preto;
Noção de quantidade;
Noções de capacidade, massa e tempo.
Contagem oral;
Conhecer as formas geométricas.
Trabalhar cores azul, amarelo, vermelho, verde, branco e preto;
Noção de quantidade;
Noções de capacidade, massa e tempo.
Contagem oral;
Conhecer as formas geométricas.
Natureza e Sociedade:
Valorização da cultura nordestina;
Brincadeiras de faz-de-conta;
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições da comunidade; Escola – tradições da comunidade.
Valorização de atitudes de manutenção e preservação de espaços coletivos e do meio ambiente;
Percepção do desenvolvimento gradativo do próprio corpo e suas características;
Valorização da cultura nordestina;
Brincadeiras de faz-de-conta;
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições da comunidade; Escola – tradições da comunidade.
Valorização de atitudes de manutenção e preservação de espaços coletivos e do meio ambiente;
Percepção do desenvolvimento gradativo do próprio corpo e suas características;
Artes:
Dobraduras;
Desenho livre;
Desenho sobre a fogueira;
Picote;
Recorte
Montagem do quebra-cabeça;
Dobraduras;
Desenho livre;
Desenho sobre a fogueira;
Picote;
Recorte
Montagem do quebra-cabeça;
Sócio Afetivo:
Trabalhar a coletividade;
Criar combinações da rotina;
Respeitar regras pré-estabelecidas;
Compartilhar matérias de uso comum;
Valorizar sentimentos de arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo.
Trabalhar a coletividade;
Criar combinações da rotina;
Respeitar regras pré-estabelecidas;
Compartilhar matérias de uso comum;
Valorizar sentimentos de arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo.
Movimento:
Dramatização de música;
Canções folclóricas;
Cantigas de roda;
Deslocar-se com destreza no espaço aperfeiçoando as capacidades motoras;
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamentos de objetos diversos;
Expressar-se através de gestos e ritmos em situações de interação.
Atividades Previstas:
Rodas de conversa;
Rodinhas de leituras;
Dramatização de músicas;
Conversar sobre a festa junina e costumes;
Elaboração de um mural com as características de uma verdadeira Festa Junina.
Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, estoura balão, argola corrida do ovo, entre outras).
Produção de enfeites para a sala
Leitura de ditados juninos
Recursos:
Músicas;
Colagem;
Cartolinas;
EVA;
Saco;
Cadeiras;
Balões;
Ovo;
Bambolê;
Tinta Guache;
Durex colorido;
Papel crepom;
Papel Ofício;
Giz de cera;
Aparelho de Som/ DVD;
Televisor;
Recortes;
Tradições;
Comidas típicas.
Dramatização de música;
Canções folclóricas;
Cantigas de roda;
Deslocar-se com destreza no espaço aperfeiçoando as capacidades motoras;
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamentos de objetos diversos;
Expressar-se através de gestos e ritmos em situações de interação.
Atividades Previstas:
Rodas de conversa;
Rodinhas de leituras;
Dramatização de músicas;
Conversar sobre a festa junina e costumes;
Elaboração de um mural com as características de uma verdadeira Festa Junina.
Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, estoura balão, argola corrida do ovo, entre outras).
Produção de enfeites para a sala
Leitura de ditados juninos
Recursos:
Músicas;
Colagem;
Cartolinas;
EVA;
Saco;
Cadeiras;
Balões;
Ovo;
Bambolê;
Tinta Guache;
Durex colorido;
Papel crepom;
Papel Ofício;
Giz de cera;
Aparelho de Som/ DVD;
Televisor;
Recortes;
Tradições;
Comidas típicas.
Bibliografia:
BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano- compaixão pela terra. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes,2011, p.22 -39.
Nenhum comentário:
Postar um comentário